domingo, 1 de dezembro de 2013

FILÉ DE PEIXE CROCANTE E ARROZ COM BRÓCOLIS

Hoje acordei light e gourmet ! Preparei um peixe no forno com crosta crocante e uma pastinha para acompanhar, e, arroz com brócolis. Ingredientes básicos para essas 3 receitas: alho poró, pimentão amarelo e vermelho, alho frito e cebola. Ficou leve, super saborosa e por mais sofisticado que seja o nome, são receitas super simples. Vamos ao que interessa:

FILÉ DE PEIXE COM CROSTA CROCANTE

6 filés de peixe
Sal à gosto
1 cebola média fatiada
1/2 alho poró fatiado
Azeite para untar

Regue o fundo de uma assadeira com azeite, disponha as rodelas de cebola e de alho poró, coloque os filés de peixe temperados com sal e deixe 30 minutos na geladeira.

CROCANTE:
5 torradas integral
1/3 de maço de salsinha
100 grs de muçarela ralada
1 colher sopa de alho frito ( aqueles comprados prontos )

Coloque a torrada picadinha, o queijo ralado e a salsinha num mixer e processe tudo até formar uma farofa. Misture o alho e reserve.

Após retirar o peixe temperado da geladeira, coloque sobre cada filé, uma porção dessa farofa ( regada com um fio de azeite para umedecer ) com a mão ( fica mais fácil ) sobre cada filé e asse em forno a 180º até dourar a farinha, mais ou menos 15 a 20 minutos. Sirva assim que retirar do forno. Pronto. Viu como é fácil ?



Para acompanhar fiz uma pastinha com maionese, pimentão vermelho, pimentão amarelo, salsinha e alho frito. É só misturar e servir. Fica super gostosa. Se você fizer antes e deixar na geladeira, ela fica mais saborosa.

 
ARROZ COM BRÓCOLIS
 
1 cebola grande picadinha
1/2 pimentão amarelo
1/2 pimentão vermelho
1 talo de alho poró
1 maço de brócolis cozido e picado
3 colheres de sopa de alho frito
4 xícaras de arroz cozido
Sal à gosto
Salsinha à gosto
 
Frite a cebola no azeite até ficar transparente, acrescente os pimentões e o alho poró, refogue até murchar, acrescente o brócolis e a salsinha, certe o sal. Coloque o arroz quente em um refratário e o refogado de brócolis por cima. Está pronto ! Simples e delicioso. Viu, comida light e deliciosa. Bom apetite!

 
 
 
 


domingo, 24 de novembro de 2013

FRANGO COM FAROFA !

Sou farofeira assumida ! E para não fugir a regra hoje teve: FRANGO E FAROFA. O frango foi um de forno mega rápido e fácil, mas com o sabor super especial e agridoce. A farofa foi uma mistura de ingredientes do que tinha na geladeira, é por isso que amo farofa, ela é rápida e muito flexível para ingredientes. Vamos as receitas:
 
FRANGO CARAMELADO DA DEDEIA
 
2 kgs de coxinha da asa do frango
350 ml de cerveja preta
1 pacote de creme de cebola
1 cebola grande fatiada
 
Lave bem as coxinhas e deixe escorrer. Coloque todos os ingredientes numa assadeira, misture com as coxinhas, tampe com papel alumínio e deixe descansar por 20 minutos. Asse em forno a 180º por 50 minutos com papel. Tire o papel e deixe dourar. Quando estiver dourado, vire as coxinhas para dourar do outro lado. Não retire o caldo, ele vai virar um molho excelente. Quando dourar dos dois lados, transfira para uma travessa e regue com o molho da assadeira. Fica bem suculento, o molho agridoce, meio caramelado, por causa da cerveja preta. Delicioso, você não comer só uma, acredite. Está pronto. Muito fácil e não dá trabalho algum.

 
FAROFA FÁCIL
 
1/2 pimentão amarelo e vermelho picadinho
150 grs de bacon picadinho
1 cebola grande
1 cenoura média ralada
10 azeitonas picadinhas
3 ovos
3 bananas prata
250 grs de farofa pronta 
 
Frite o bacon na sua gordura até dourar. Depois coloque a cebola e refogue até soltar o fundinho da panela.  Acrescente os pimentões, o sachê de temperos, a cenoura e refogue mais um pouco. Coloque a azeitona, mexa bem e acrescente a farofa pronta. Misture bem. Desligue o fogo e acrescente o ovo e a banana picadinhos. está pronta. Fica muito boa. Os sabores conversam entre si. Maravilhosa. Fácil e prática. Bom apetite !
 
 
 

 
 

sábado, 23 de novembro de 2013

ARROZ CAIPIRA

Acho a mistura frango, milho, bacon e linguiça uma combinação excelente para definir uma comida caipira. Tem um quê de roça muito gostoso... Então, de acordo com a minha definição de comida caipira, fiz um arroz caipira !!!!! Rápido, simples e rende muito, mas muito mesmo. Um pouquinho de cada coisa e um tantão no final. Muito bom para fazer naqueles dias que tem muita gente pra comer ou simplesmente porque você não está afim de ficar na cozinha muito tempo. Vamos a receita:
 
ARROZ CAIPIRA
 
150 grs de bacon picadinho
150 grs de linguiça calabresa fininha picadinha
300 grs de peito de frango desfiado
1 cebola roxa picadinha
5 dentes de alho picadinho
1/2 pimentão vermelho picadinho
1 raminho de alecrim
Salsinha à gosto
3 xícaras de arroz cozido
 
Frite o bacon na sua gordura até dourar. Acrescente a linguiça e frite. Acrescente então a cebola, o alho, o alecrim, o pimentão e refogue até soltar o fundinho da panela. Acrescente o frango e refogue até envolver bem todos os ingredientes. Acrescente a salsinha e reserve. Não foi necessário acrescentar sal. Não misture o arroz.
 
1 cebola branca picadinha
1 raminho de alecrim
3 colheres de sopa de azeite
1 lata de milho sem a água
 
Esquente um pouco o azeite na panela, frite rapidamente o alecrim. Coloque a cebola e refogue até que ela fique transparente. Acrescente o milho e refogue mais um pouco.
 
MONTAGEM
 
Coloque uma parte do arroz, uma parte das carnes, arroz e carne novamente. Por cima acrescente o milho. Simples assim e delicioso ! Rápido e prático. Rendeu muito.  Bom apetite !
 
 



quarta-feira, 13 de novembro de 2013

QUIBE ASSADO DA DEDEIA

Quibe assado, quibe frito, quibe cru... De qualquer jeito quibe é muito bom ! Hoje eu fui de quibe assado e recheado, mas naquele esquema, na receita da minha cabeça... E não é que deu certo ? O lanchinho da tarde ficou maravilhoso ! A parte mais chatinha é espremer a água do trigo, mas não desista por isso. Vamos a receita:

QUIBE ASSADO DA DEDEIA
500 grs de patinho moído
250 grs de trigo para quibe
1 cebola roxa grande
6 dentes de alho
10 folhas de hortelã
1 colher de sopa de tempero árabe ( záthar )
Sal à gosto
Queijo muçarela fatiado á gosto
100 grs de requeijão cremoso
Azeite para regar

Coloque o trigo numa vasilha e cubra com água fervendo, deixe lá até toda água ser absorvida pelo trigo. Fica um pouquinho de água no fundo. você vai perceber que dobra de quantidade de trigo, ele fica bem infladinho. Coloque num pano e esprema muito bem toda água.
Processe a cebola, o alho e a hortelã. Misture na carne, o tempero árabe, o sal e deixe descansando enquanto o trigo absorve a água, para ficar bem temperado.
Misture o trigo com a carne temperada e coloque a metade da massa em um pirex untado e alise bem com a colher.

 
Se você gostar de quibe cru, sua receita acaba aqui. coloque em um pirex, regue com azeite e sirva com pão árabe e folhas de cebola. Mas se for fazer assado continue:
Sobre a massa de carne coloque as fatias de queijo, o requeijão e depois espalhe o restante da massa de carne. Com uma faca, faça vincos transversais , regue com azeite e ase em forno médio, 180º, até dourar. Pronto !!!!!! Delicioso, simples e fácil. Bom apetite.



quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Bacalhau à moda do Baú da Dedeia

Sempre ouvi muita gente falar que não comia bacalhau sempre porque era muito caro. Concordo. Mas, encontrei no supermercado uma tirinhas de bacalhau bom , barato e rende muito ! Dá pra fazer muita coisa com 500 grs desse bacalhau, rende mesmo, principalmente porque você coloca muitos ingredientes junto e aumenta ! Mas é puro sabor de bacalhau ! É aquela receita básica que criei: bacalhau, cebola, azeitona, pimentão, tomate, batata, azeite, alho... mas fiz de uma maneira que rendeu até recheio de rissoles ! Ficou lindo e mega delicioso ! Chega de blá, blá, blá e vamos a receita:
 
BACALHAU À MODA DO BAÚ DA DEDEIA
 
500 grs de bacalhau dessalgado e desfiado
1 cebola grande picadinha
1 talo de alho poró
1/2 pimentão amarelo picadinho
2 tomates sem sementes picadinho
6 dentes de alho picadinho
3 colheres de sopa de azeite
Sal à gosto
Azeitona preta à gosto
Cebolinha à gosto
Batatas cozidas al dente para decorar
 
Dica: pegue as tirinhas de bacalhau, um dia antes , coloque-as de molho na água e deixe na geladeira. Troque a água pelo menos duas vezes. escorra a água e cozinhe o bacalhau em água por aproximadamente 5 minutos, ou até que você pegue um pedaço e ele desmanche na sua mão. É rápido o cozimento. prove pra ver se dessalgou. Desfie e reserve.
Refogue a cebola no azeite até ficar transparente, adicione o alho, o alho poró, pimentão e refogue mais um pouco. Acrescente o bacalhau, refogue mais um pouco. Prove o sal. Acrescente o tomate e a cebolinha. Refogue rapidamente. Coloque em um refratário. Coloque as batatas cozidas al dente e as azeitonas para decorar. regue com azeite e leve ao forno até as batatas dourarem. Pronto !



Achei que as batatas ficariam douradíssimas, mas não deu muito certo. Da próxima vez coloco batatas fritas na hora de servir. Mas o sabor... INDESCRITÍVEL !!!!!!!!! Vale mega a pena cada garfada ! Sirva com arroz branco feito no azeite com bastante alho. Não precisa mis nada.
Bom, se já não bastasse o almoço, que sobrou um pouco, minha mãe no outro dia pegou esse bacalhau e fez de recheio de rissoles... O que já era bom, ficou espetacular ! Os sabores dos temperos apuraram. Sem palavras. quando a mãe fizer novamente posto a receita, não tem igual. Veja as fotos e tenha vontade mesmo, porque ficou divino. Bom apetite !

 
 
 
 

domingo, 3 de novembro de 2013

Gelado de limão

Sabe quando você precisa de uma receita rápida, fácil, que não vai ao fogo e muito menos requer prática ou habilidade ? Essa é a receita. É só misturar, ralar e enfeitar. Pronto. Em 2 horas na geladeira fica pronta. Esse creme pode ser colocado como recheio de torta de limão, pois é o mesmo.Vamos a receita :
 
GELADO DE LIMÃO
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
Suco de 3 limões
140 grs de chocolate branco ralado
Cereja para enfeitar
 
Misture o leite condensado e o limão até forma um creme. Depois acrescente o creme de leite e misture bem. Coloque em taças individuais ou copinhos de aperitivo, polvilhe o chocolate ralado e enfeite com uma cereja. Gosto muito desse creme com morangos, pode substituir a cereja por morango. Leve a geladeira por duas horas e está pronto. Chique, simples e delicioso ! Bom apetite.
 
 
 

Picadinho de carne e Arroz com açafrão e bacon

Descongelei uma peça de patinho inteira, tinha várias opções e decidi por fazer um picadinho diferente, do meu jeito. Para acompanhar, fiz uma receitinha super rápida e deliciosa de arroz: com açafrão da terra e bacon. Poucos ingredientes, que combinam entre si. Comida simples, rápida e super saborosa. Vamos as receitas:
 
PICADINHO À MINHA MODA
800 grs de patinho cortado em cubos grandes
2 cebolas roxa
6 dentes de alho picadinhos
2 sachês de caldo de legumes
2 colheres de sopa de óleo
2 folhas de louro
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 pimentão amarelo picado
2 tomates picadinhos
2 colheres de sopa de azeite
Sal à gosto
Salsinha à gosto
 
Coloque o óleo na panela de pressão e 1 cebola roxa picada, refogue por uns instantes. Depois coloque 4 dentes de alho, refogue um pouquinho, a carne, 1 sachê de tempero, o louro, sal e refogue até a carne ficar selada. Coloque água fervendo, tampe a panela. Quando começar a chiar, conte 20 minutos, desligue o fogo e deixe até sair todo vapor. Em uma panela grande, refogue 1 cebola roxa no azeite até ficar transparente, depois coloque os pimentões, 2 dentes de alho e 1 sachê de temperos. Refogue mais um pouquinho. Depois coloque somente os pedaços de carne cozidos e a salsinha, refogue mais uns instantes, desligue o fogo e coloque os tomates picadinhos. Fica quase sem caldo. Pronto ! Saboroso e muito simples.
 
ARROZ COM AÇAFRÃO E BACON
2 xícaras de arroz
5 dentes de alho picadinhos
3 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de açafrão
150 grs de bacon picadinho
1 cebola grande picadinha
 
Refogue o arroz no óleo e no alho, depois que torrar coloque água quente e o açafrão. Cozinhe até a água secar. Deixe descansando por uns minutos depois de pronto. Coloque o bacon em outra panela e frite na sua própria gordura. quando estiver dourado por fora, coloque a cebola e refogue até ela ficar dourada. Coloque então o arroz cozido em uma travessa e por cima o bacon com cebola. Pronto ! Rápido, fácil e delicioso.

 
Resultado: comida simples e com gostinho de quero mais. Bom apetite !

 
 

sábado, 2 de novembro de 2013

Torta de Nozes

Sabe aqueles dias em você quer um doce e um doce para encantar seu paladar ? Dias desses estava assim e resolvi fazer um torta e nozes com cobertura de ganache de chocolate amargo. Resultado ? Uma explosão de sabores na boca e uma alegria que as vezes só um docinho dá... Vamos a receita:

TORA DE NOZES E CHOCOLATE DA ANDREA

Massa:
200 g de farinha de trigo       
100 g de margarina       
2 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de açúcar
 
Misture todos os ingredientes, deixe na geladeira por 15 minutos. Abra entre dois plástico e forre o fundo e as laterais de uma forma de fundo removível. Faça alguns furos com garfo e asse em forno a 180º por 15 minutos, até que beiradinha comece a dourar. Tire do forno e deixe esfriar. Reserve.
 
Recheio:
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
300 grs de nozes moídas grosseiramente
2 colheres de sopa de amido de milho
2 gemas
 
Bata todos os ingredientes no liquidificador, menos as nozes. Leve ao fogo, agora junto as nozes, e faça um creme firme. Deixe esfriar. Reserve.
 
Cobertura Ganache:
180 grs de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite
 
Misture o chocolate picado com o creme de leite em um pirex e derreta em banho maria até formar um creme. Deixe esfriar e reserve.

 
 
Montagem:
Coloque o recheio na massa de torta, cubra com o ganache, enfeite com nozes e deixe na geladeira por 8 horas.

 
Resultado: ES-PE-TA-CU-LAR !!!!!!!!! Parecia um bombom grande... Pouco doce e muito, mais muito sabor. E os pedaços de nozes no recheio. Vale a pena fazer, esperar gelar bem e devorar tudo !!!!!!! Muito jeito de Natal essa torta. Bom apetite !










 
 

FRANGO ASSADO E BATATA RECHEADA

As mil e uma receitas de frango e batata que já li, hoje foram duas versões de comidas que já comi. O frango assado, tinha uma camada de maionese com creme de cebola, muito bom, mas melhorei ! A batata recheada era só com catupiry, então, temperei ! Arrasei ! Sem parecer arrogante, mas estava demais... ( não tenho modéstia nenhuma e não me importo nesse caso ... ) vamos as receitas que são simples :
 
FRANGO ASSADO COM MAIONESE E CREME DE CEBOLA
 
8 pedaços de coxa e sobrecoxa sem pele
4 dentes de alho
1 cebola roxa grande
Sal e pimenta do reino à gosto
Suco de 2 laranjas
2 colheres de sopa de maionese bem cheias
2 colheres de sopa rasas de creme de cebola
 
Tempere o frango com o alho, cebola, sal, pimenta e coloque o suco. Deixe descansar por meia hora. Misture a maionese com o creme de cebola e pincele na parte superior do frango. Leve ao forno médio, 180º, até o frango dourar, sem cobrir. Fica bem suculento e bem assado, forma uma crostinha em cima dele que parece pele. A maionese penetra na carne e junto com o suco deixa o frango úmido. DELICIOSO ! Simples assim.


 
 
BATATA RECHEADA
 
4 batatas grandes, cozidas al dente e cortadas ao meio
4 colheres de sopa de catupiry
1 dente de alho bem picadinho
Cebolinha picadinha à gosto
Sal à gosto
 
Faça "canoinhas" com a batata, com uma colher pequena, faça um fundinho no centro de cada meio de batata, da beirada para o centro, formando uma pequena cavidade. Unte o fundo de uma travessa com azeite, polvilhe alecrim, e organize as batatas. Reserve. Misture os ingredientes restantes, coloque uma colher de sopa em cima de cada batata, espalhe com cuidado. Coloque folhinhas de manjericão fresco para enfeitar e um fio de azeite. Asse em forno quente, a 220º, até dourar.  Pronto ! Ela fica deliciosa, o creminho interno canta com a batata. Vale a pena cada garfada.  Bom apetite !


 
 

ESCONDIDINHO DE CARNE MOÍDA

Batata e carne moída são base para centenas de receitas. Resolvi fazer um escondidinho a minha moda. Foi simples, caprichei nos temperos e o resultado foi delicioso. Prato único... O trivial transformado em chique ! Minha surpresa ficou por conta do queijo, só tinha aqueles de nozinhos, cortei rodelas e coloquei por cima. Quando assei eles estufaram e ficaram ainda mais gostosos, parecia queijo de coalho, adorei. Vamos a receita:
 
ESCONDIDINHO DE CARNE MOÍDA
Carne:
400 grs de carne moída
1/2 talo de alho poró
1/2 pimentão vermelho picadinho
1/2 pimentão amarelo picadinho
1 cebola roxa grande picadinha
6 dentes de alho picadinho
3 colheres de sopa de molho de tomate pronto
3 colheres de sopa de azeite
Sal à gosto
Cebolinha à gosto
 
Coloque o azeite numa panela aquecida e refogue a cebola até ficar transparente, acrescente o alho poró, o alho, os pimentões e refogue mais um pouco. Acrescente a carne moída e refogue bem. Quando ela já estar soltando água, acrescente o molho e coloque o sal, refogue até a água secar completamente. Desligue o fogo e acrescente a cebolinha. A carne fica sem líquido, só úmida. Coloque num refratário e reserve.
 
 
Purê de batata:
6 batatas grandes cozidas e espremidas
1/4 de talo de alho poró picadinho
Cebolinha à gosto
100 grs de creme de leite
Sal à gosto
Queijo de nozinho fatiado
 
Misture todos os ingredientes, acerte o sal e coloque por cima da carne moída com cuidado, alise e coloque as fatias de queijo nozinho.
 
Asse em forno aquecido, 180º, até que o queijo doure. Está pronto !


 
Os sabores se encontram e o queijo, sem comentários... Simples e bom demais. Vale a pena. Bom apetite !