domingo, 19 de maio de 2013

Farofa Agridoce da Dedeia

Amo farofa ! Dificilmente repito uma farofa, cada vez invento uma coisa. Hoje não sabia o que fazer para acompanhar uma carne de porco assada, decidi pela farofa. É rápida, simples e deliciosa ( tá bom, não sou modesta ! )...

FAROFA AGRIDOCE DA DEDEIA
. Prepare primeiro os ingredientes:
. 1 tomate bem picadinho
. 8 azeitonas recheadas picadas
. 100 gramas de cereja picadinha
. 1 linguiça calabresa fininha picada em rodelas
. 70 gramas de bacon picado
. 80 gramas de passas
. Cheiro verde
. 2 ovos cozidos
. 1 cebola grande picada grosseiramente

 
. Frite o bacon na sua gordura, depois coloque a linguiça, frite bem. Acrescente a cebola e as passas, refogue até a cebola ficar transparente. Coloque então o alho frito.
 
 
 
. Acrescente uma xícara e meia de farinha de mandioca temperada e misture rapidamente, Se necessário acrescente mais farinha. Desligue o fogo e acrescente a cereja, o tomate, ovo picado e cheiro verde. Misture e prove o sal. Está pronta a farofa !
 


. Servi com carne de porco assada com molho de laranja e cebola, enfeitei com alface só para não parecer que não ligo para o verde ( pode não parecer, mas eu como verdura... ). Bom apetite.




sábado, 18 de maio de 2013

REAPROVEITANDO A IDEIA DE OUTRA RECEITA ...

Esses dias postei uma receita de frango crocante da Palmirinha, sobrou um pouco da farinha especial desse frango, então vamos reciclar.  Se você não leu a receita, eu postei essa semana que passou, vá lá e confira os ingredientes da farinha para empanar. Infelizmente não tenho o passo a passo pois na hora a pilha da minha máquina descarregou... Mas do resultado salvei. Servi junto com o conchiglione recheado que dei a receita hoje. Vamos ao reaproveitamento !

. Tempere filés de frango com alho e sal e deixe descansar por uma hora.
. Passe maionese temperada com alho por todo filé.
. Empane-os na farinha do frango crocante.
. Frite em óleo quente e fogo médio.
. Fica super crocante por fora e molhadinho por dentro.

Super recomendado !


Conchiglione recheado !

INVENÇÕES DA DEDEIA !!!!!!!!!
 
Ontem eu pesquisei várias receitas de conchiglione recheado, eram tantas ideias que resolvi criar dois recheios baseados nessas pesquisas. Resultado: arrasei ! Sem modéstia mesmo, ficaram maravilhosos. Ainda estou com o gostinho deles bem vivos na memória... Vamos aos fatos.
 
 
Conchiglione recheado à moda da Dedéia
 
. Cozinhe o macarrãoconchiglione de acordo com a embalagem. Escorra e reserve. Cuidado  para que ele não grude, é legal separar um a um num prato e deixar esfriar.
 
. 1º RECHEIO: Ricota com bacon e passas
- 70 gramas de bacon bem picadinho
- 1 cebola média bem picadinha
- 2 dentes de alho bem picadinho
    Frite o bacon na sua própria gordura, quando ele dourar, junte a cebola e o alho e refogue até a cebola ficar transparente. Reserve.


 

 
 
 
 
. Amasse 200 grams de ricota com o garfo até esfarelar, depois misture o bacon reservado, 80 gramas de passas, 100 gramas de requeijão bem cremoso e cheiro verde à gosto. Fica bem pastoso. Reserve.
 
 
 
. 2º RECHEIO: Ricota, alho frito, passas e castanhas
 
    Amasse bem 200 gramas de ricota com o garfo até esfarelar, depois misture 100 gramas de requeijão cremoso, 70 gramas de passas, 2 colheres de sopa de alho frito ( aquele que se compra pronto ), 8 castanhas picadas grosseiramente. Misture bem até formar uma pasta. Reserve.
 

. MOLHO: Molho de tomate simples
 
   Preparei um molho de tomate tradicional: refoguei no azeite 1 cebola média picadinha, 3 dentes de alho picadinho, meio pimentão médio picadinho. Depois adicionei um sachê de molho de tomate tradicional. Depois de ferver, acrescentei 3 colheres de sopa de manjericão fresco bem picadinho, 2 tomates picadinhos. Acerte o sal. Reserve. 
 


. MONTAGEM:
. Coloque um pouco de molho no fundo de um refratário. Recheio os conchigliones com auxílio de uma colher e os organize lado a lado. Fiz em dois refratários separados por recheio.
. Cubra com molho e leve ao forno, 180º graus, por aproximadamente 25 minutos, até o molho ferver.



. O resultado é espetacular ! Vale muito a pena o trabalho... A primeira foto é o com recheio com castanhas e a segunda foto com o recheio com bacon. Você sente os sabores separadamente e junto eles se completam. Bom apetite !
 
 


 




quinta-feira, 16 de maio de 2013

Batata à Grega e Frango Crocante

BATATA A GREGA E FRANGO CROCANTE

Adoro a combinação frango e batata, mas a mesmice de sempre me enjoa. Pelas minhas "pesquisas" na internet encontrei essa receita de batata a grega, fui primeiro pelo visual, mas o sabor, indescritivelmente bom, esse molhinho com creme de leite é espetacular. O frango, roubei a receita da minha professora preferida de culinária, a Palmirinha. Esse frango tem um diferencial nas farinhas que o empanam. Vale muito, mas muito a pena. Fica uma casquinha bem crocante e sequinha. Gostei dele assado, mas frito, fica muito melhor ( ah... a gordura ! ). Se você ler a receita original da Palmirinha no site do Bem Simples, verá que como sempre, dei meus toques. Tanto assado como frito esse frango é gostoso. As duas receitas juntas, almoço ou jantar DELICIOSO !
 
Batata a Grega
. Cozinhe 2 cenouras picadinhas com tempero de legumes até ficar al dente. Depois afervente 200 gramas de ervilha congelada. Escorra e reserve.
 
 
. Descasque 6 batatas grandes e corte em fatias mais finas e coznhe com caldo de legumes e sal até ficarem al dente. Escorra e reserve.
. Prepare o creme: em uma tigela miste 300 gramas de creme de leite de caixinha, meio pimentão vermelho picadinho, 150 grams de passas, a cenoura com a ervilha reservadas, 1 cebola roxa pequena picadinha, 2 dentes de alho bem picadinhos, meio sachê de caldo de legumes. Misture bem e reserve.
 
 
 
. MONTANDO:
 
- Unte um pirex com azeite. Coloque uma camada de batata, uma de molho e cubra com muçarela. Repita a camada. Finalize com a muçarela, salpique queijo parmesão e salsinha picadinha.  Leve ao forno 180º por aproximadamente 35 minutos ou até dourar.
 
 
 

 
. Fica lindo assim quando sai do forno.

FRANGO CROCANTE

. Frite no azeite 3 dentes de alho picadinhos , 1 cebola grande picada, 1 talo de salsão, depois coloque os pedaços de frango e dê uma refogada, até branquiar a carne. Coloque sal, salsinha e cebolinha e água fervente até quase cobrir a carne. Tampe e cozinhe o frango. Não precisa deixar muito cozido, pois ainda vai ficar um tempo no forno. Retire da panela e deixe esfriar. ( Dei uma bobeirinha e o frango cozinhou bem ! Mas deu certo. )

 
. Na receita original ela passa somente a maionese no frango para empanar, mas, eu temperei a maionese com alho picadinho.
. Mistura das farinhas: coloque 1/2 xícara de cada uma delas: fubá, farinha de rosca, farinha de mandioca, farinha feita de bolacha água e sal ( bata no liquidificador que fica fininha ), 1 xícara de parmesão ralado fino. por minha conta coloquei salsinha desidratada e alho bem picadinho.
. Passe a mionese no pedaço de frango, passe bem, depois empane nas farinhas. se for assar a carne, coloque numa assadeira untada.
. Se for assar: forno 180º por 40 minutos. Depois de 20 minutos vire o frango. Ele não fica muito dourado.
. Se for fritar: óleo quente e frite até dourar.

 
 
. Eis os resultados: na primeira foto o frango está assado e com a batata a grega, na segunda foto, ele foi frito e servido com mil folhas de batatas ( dou a receita outro dia ! ). Independente da maneira que fizer, o resultado é ótimo ! Bom apetite...
 

 
 

domingo, 12 de maio de 2013

Dia das Mães: O REINO ENCANTADO DA RAINHA MAMÃE !

Dia das mães é sempre uma alegria para as crianças. Com meus alunos do 2º ano fizemos um jogral com o tema do reino encantado da mamãe onde ela era a rainha. Fiz um mural super simples, meio mundo das histórias infantis, e, os alunos eram os príncipes e as princesas. Ficou bem simples, mais ficou linda a apresentação. O tema foi até para o cartão do presente.






IDEIAS COM CHOCOLATE !

Ideias super simples e lindo efeitos ! Com chocolate, tudo fica bom... Vi essas em páginas do facebook, amei... logo, postei.


Não importa quantos anos nós tenhamos, quantas coisas erradas fizemos, nem quanto tempo nos distanciamos... Nós sempre somos seu maior presente! SUPER DIA DAS MÃES ! Para minhas queridas mães, minhas queridas irmãs, amigas queridas que são mães, amigas queridas que sempre estão a postos mesmo sem serem mães, para as mães dos meus amigos...
 
 

terça-feira, 7 de maio de 2013

TORTINHA  FÁCIL DE CHOCOLATE
 
 
Se tem algo que me deixa feliz é CHOCOLATE !!!!!!!!! Essa tortinha eu vi no programa Mais Você, é prática, fácil e deliciosa ! Vamos a receita:
 
 
MASSA:
 
450 grs de massa de bolo de chocolate pronta
2 colheres de ( sopa ) de margarina
1 0v0
 
Amasse tudo bem até formar uma bola que desgruda das mãos. Preencha forminhas de empada com a massa, como se fosse fazer empadinha. Não precisa untar, não gruda. Deixe a casquinha bem fininha.
 
 
RECHEIO:
1 lata de leite condensado
180 gramas de chocolate meio amargo derretido
1 ovo
 
 
Misture tudo bem e recheie as forminhas com a massa. Simples assim.
 
 

Coloque para assar no forno a 180º por mais ou menos 35 a 40 minutos. Ele vai fazer uma casquinha em cima e rebaixar um pouco no centro. Não fica muito bonito. Mas a aparência esconde muito o sabor. Espere esfriar um pouquinho e com o auxílio de uma faquinha de ponta passe em volta da forminha da tortinha e ela se solta.

 
Definitivamente, quem vê cara não vê coração ! Por fora, uma casquinha crocante e por dentro um creme de chocolate maravilhoso, que desmancha na boca. É uma explosão de chocolate e não fica muito doce. Não sei como achei melhor: quente, morno, frio, no outro dia... Acompanhada de sorvete, chantilly... Ou só ela mesmo. Vale a pena. Deliciem-se também.
 
 


 
 
 


domingo, 5 de maio de 2013

Quem me conhece sabe que as vezes sou um pouco distraída ! Então, acho ( tenho certeza )que apaguei o passo a passo da Torta cremosa de palmito. Eu copiei a receita do site do Bem Simples, Programa da Palmirinha. Fiz exatamente a receita, mas 2 modificações no recheio: coloquei somente 300 gramas de palmito ( era a quantidade que tinha no vridro que comprei ) e coloquei 1 talo de alho poró.
 
Só mais duas dicas: deixe a massa descansar um pouquinho na geladeira, fica mais fácil de abrir, uns 10 minutinhos. E segundo, se sobrar torta, ela fica ainda mais gostosa no outro dia.
 
Aqui vai a receita:

Torta Cremosa de Palmito

Por: Palmirinha Onofre
Rendimento: 1 Torta
Para a massa:Farinha de trigo, 2 xícaras (chá)
Manteiga ou margarina, 150 g
Iogurte natural, 200 g
Sal, 1 colher (chá)
Gema, 1 para a receita e 1 para pincelar

Para o Recheio:
Azeite, 3 colheres (sopa)
Cebola, 1 unidade
Tomate, 1 unidade
Palmito, 550 g
Azeitonas, 150 g
Ervilha, 200 g
Requeijão cremoso, 180 g
Farinha de trigo, 1 colher (sopa)
Sal e pimenta, a gosto
Salsa e cebolinha, a gosto

Massa
Em um recipiente, coloque a farinha de trigo (reservando uma pequena quantidade), a manteiga ou margarina, o sal, a gema e o iogurte. Misture com as mãos e, se for necessário, utilize a farinha reservada para dar o ponto. Deixe, então, a massa descansar por, aproximadamente, 10 minutos, coberta com um pano.

Recheio
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Depois, junte o tomate picado e frite. Adicione o palmito, a ervilha, as azeitonas, o sal e a pimenta, e continue refogando. Acrescente o requeijão cremoso, a salsa, a cebolinha e a farinha, e cozinhe por alguns minutos. Em seguida, coloque em um recipiente e reserve.

Montagem
Abra parte da massa com auxílio de um rolo e coloque em uma assadeira redonda (nº 24) de fundo falso. Sobre ela, coloque o recheio já frio. Abra o restante da massa e cubra a torta. Pincele com a gema e, por fim, leve ao forno preaquecido (180ºC) por 35 minutos.

Dica: você pode trocar o recheio se preferir, substituindo o palmito pela mesma quantidade de atum, frango, bacalhau, camarão ou legumes. Também fica uma delícia!
 
. Pelo menos restou a foto que postei no facebook ! Taí ela pronta ! Vale a pena , é gostosa demais.
 


 

 

sábado, 4 de maio de 2013

Para inaugurar o blog vou postar uma receitinha que fiz. A ideia foi tirada de uma dessas revistinhas de receitas que compramos no supermercado. É uma torta de carne moída e arroz, ingredientes simples mais de um resultado maravilhoso !
 
. Primeiro temperei 400 gramas de carne moída com 5 dentes de alho, 1 cebola roxa média, cebolinha a gosto, 3 colheres de sopa de creme de cebola, sal a gosto, 2 colheres de sopa de farinha de rosca. Amasse tudo até formar um bolo firme, naquele ponto em que você enrola com as mãos e forma um bolinho. Se ficar grudando, coloque mais um pouquinho de farinha de rosca. Abra a massa de carne em uma assadeira de fundo removível de 22 cm de diâmetro. Não precisa untar, não vai grudar.
 
. Acerte as bordas para que fiquem bem retinhas e alise com uma colher. Asse em forno a 180º por mais ou menos 20 minutos, para pré cozinhar. Ela vai se soltar das laterais porque vai encolher e ficar um pouquinho de caldo no centro, mas não interfere.
 
. Enquanto a torta assa, refoguei no azeite alho ( a gosto ), 1 cebola média bem picada até a cebola ficar meio transparente. Depois adicione uma cenoura média ralada, 1 abobrinha verde média ralada, 1 pimentão pequeno picadinho, uma pitada de sal e refogue um pouco. Misture 2 colheres de sopa de azeitona preta picada e refogue mais um pouquinho. Acerte o sal. Desligue o fogo e acrescente 1 tomate gande picado. A cenoura fica meio al dente.
 
 
. Misture esse refogado em 2 xícaras de arroz já cozido e com 3 colheres de sopa de requeijão bem cremos, aquele mais mole de copinho.
 

. Recheie a torta pré assada de carne com esse arroz e coloque por cima muçarela ralada ( a gosto ) e um pouquinho de salsinha bem picada.
 
 
. Volte com ela para o forno e deixe até o queijo derreter e gratinar um pouco, mais ou menos 25 minutos. Desenforme e se delicie... Fica  muito boa, úmida e os sabores bem distintos.