quarta-feira, 22 de julho de 2015

CALDINHO DE FEIJÃO AMIGO

Férias e frio, combinação perfeita para ele: CALDINHO DE FEIJÃO ! Embora eu tenha passado essa receita para a escola que trabalho, o caldo da foto não foi feito por mim e sim pela cantineira de lá, mas estava simplesmente maravilhoso. Excelente opção de jantar, festa de aniversário, fim de noite no boteco... As mil e uma opções dessa iguaria !!!! É fácil, barato, rende muito e tem muitas opções de acompanhamento. Pode ser feito com feijão carioquinha ou preto ( acho que com o preto fica mais saboroso... ), mas daí é uma escolha pessoal. Chega de trololó e vamos a receita:

CALDINHO DE FEIJÃO AMIGO

1 kg de feijão cozido e batido no liquidificador
400 g de bacon picadinho
2 linguiças calabresas grandes picadinha
10 dentes de alho picadinho
1 cebola grande picadinha
Salsinha e cebolinha à gosto
Sal à gosto
Torradinhas e queijo parmesão ( opcional )

Numa panela grande frite o bacon até dourar. Depois coloque a calabresa e deixe dourar também, tem que fazer esse processo separado, senão o bacon não fica crocantinho. Se juntar muita gordura depois da fritura retire o excesso. Coloque o alho e frite até dourar, vai pregar um pouquinho no fundo, mas isso é importante para dar sabor. Coloque a cebola e deixe refogar um pouco. Ela vai soltar quase todo fundinho da panela. Acrescente então o feijão batido, se estiver muito grosso acrescente um pouco de água, deixe ferver para que os sabores se misturarem. Quando estiver grossinho, experimente o sal, desligue o fogo e acrescente o cheiro verde. Tá pronto. Fácil demais né ? Quando for servir deixe para escolha pessoal algumas torradinhas, cheiro verde e queijo ralado. Fica divino tudo isso junto. Se amar muito alho, deixe um pouquinho de alho frito e coloque por cima. Tudo fica bom. Aqui em Minas ainda há quem sirva com um torresminho do lado, aí tem comer de joelhos, de tão bom que fica. Faça, reúna um turmão e delicie-se. Bom apetite. 


segunda-feira, 13 de julho de 2015

SANDUÍCHE DE FORNO

Sem ideia para o lanchinho da noite... Sem problemas ! Sanduíche de forno. Fácil, prático, quentinho e delicioso. Você pode fazer, deixar na geladeira e assar só mais tarde. Fica chique sua segunda ... Vamos à receita:

SANDUÍCHE DE FORNO

Creme de milho

1 lata de milho batido no liquidificador
1 pote de requeijão
1 pote de leite
1 cebola média picadinha
1 colher ( sopa ) azeite
Sal à gosto

Refogue a cebola no azeite até ela ficar transparente. Coloque o creme de milho e o leite, refogue um pouquinho, até engrossar. Acrescente o requeijão, acerte o sal e reserve. Se quiser acrescente cebolinha e salsinha.

MONTAGEM

12 fatias de pão de forma
1 sachê de molho vermelho
1/2 caixinha de creme de leite
150 g de presunto
150 g de muçarela

Coloque um pouco de molho no fundo de um pirex. Coloque 4 fatias de pão. passe um pouquinho de molho sobre as fatias. Coloque o creme de milho e espalhe bem. Coloque 4 fatias de pão. Passe nas tias o creme de leite, coloque por cima o presunto e depois o queijo. Cubra com 4 fatias de pão  Passe mais um pouco de molho de tomate, coloque o presunto e depois o queijo. Asse em forno médio até gratinar. Sirva quente. Simples, delicioso, chique e prático. Bom apetite.








domingo, 12 de julho de 2015

BOLO NA TIGELA

Muita gente me contou que nunca dá certo fazer um bolo, fica torto, feio , desnivelado. Então hoje eu resolvi esse problema. Faça o bolo dentro de uma travessa. Está meio que em voga o bolo de pote, esse na tigela é uma versão dele grande. Fica mais fácil e não fica torto. Na hora de servir fica igual ao outro bolo. E acreditem, é muito mais econômico. Vamos ao que interessa:

BOLO NA TIGELA

Pão de ló:

5 ovos
2 xícaras chá de açúcar
1 xícara chá de água fervendo
1 xícara chá de chocolate em pó ( 50% cacau )
2 1/2 xícaras chá de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó

Peneire todos os ingredientes secos e reserve. Bata as claras em neve, depois acrescente as gemas e bata mais um pouco. Acrescente o açúcar e bata até formar bolhinhas. Com a batedeira ligada no mínimo, acrescente a água fervendo e os ingredientes secos. Bata até incorporar bem.  Coloque a massa em uma assadeira untada e polvilhada. Asse em forno médio por mais ou menos 30 minutos, ou, até que espete o palito e ele saia seco. Retire o bolo do forno e o desenforme ainda morninho. Reserve.

Recheio:

1 lata de leite condensado
2 latas de leite
2 gemas
2 colheres (sopa ) de amido de milho

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coloque em uma panela, em fogo médio, e mexa até engrossar. Desligue o fogo. Reserve.

Montagem:

1 caixa de morangos picadinhos
Guaraná para umedecer

Corte o bolo em fatias de 1 cm. Reserve.
Em uma tigela coloque um pouco de creme no fundo. Em cima distribua fatias de bolo. Umedeça com o guaraná. Coloque creme, pedaços de morango, bolo, umedeça. Ao todo foram 4 camadas de bolo. Terminei com o creme. Decore a gosto. Eu usei farelo de bolo no contorno e dois morangos fatiados em leque. Deixe na geladeira de um dia para o outro. Está pronto. Não é nada complicado. Fica maravilhoso, pouco doce. O bolo fica úmido. Uma delícia, vale a pena experimentar.





Não fique na vontade, faça. Bom apetite !!!!!

sexta-feira, 10 de julho de 2015

BATATINHA EMPANADA E ESPETINHO

E viva a sexta !!!!!!! Início do final de semana, da cervejinha gelada e aperitivos... E no cardápio de hoje tem: ESPETINHO e BATATA EMPANADA. Excelentes acompanhamentos para cerveja ou seu cardápio diário. Saborosos e fáceis. Vamos lá:

BATATA EMPANADA

400 g de batata bolinha cozida e descascada
2 ovos
Farinha de trigo e farinha de rosca para empanar

Passe as batatas pela farinha de trigo, depois ovo, depois a farinha de rosca. Repita a operação. Frite em óleo até dourar. Simples demais né... Fica uma delícia !!!!!




ESPETINHO DE FRANGO

4 espetinhos de frango
1 cebola pequena
3 dentes de alho
Salsinha à gosto
Cebolinha à gosto
Alecrim à gosto
Sal à gosto

Bata todos os temperos em um mix e passe sobre os espetinhos. Deixe em repouso na geladeira por 40 minutos. Grelhe na frigideira, em fogo médio até dourar. Pronto. Super gostoso e fácil.


Agora é só saborear ! Bom apetite.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

TORTA DE BRIGADEIRO

Fiz essa torta para o sorteio de prêmios da minha escola e fez o maior sucesso, mas só uma pessoa ganhou... Então decidi postar aqui no blog a receita, assim todos podem fazer e matar a vontade ! Não é difícil, gasta um tempinho, mas vale a pena , fica deliciosa. Vamos lá:

TORTA DE BRIGADEIRO

Massa:
5 ovos
2 xícaras chá de açúcar
1 xícara chá de água fervendo
1 xícara chá de chocolate em pó ( 50% cacau )
2 1/2 xícaras chá de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó

Peneire todos os ingredientes secos e reserve. Bata as claras em neve, depois acrescente as gemas e bata mais um pouco. Acrescente o açúcar e bata até formar bolhinhas. Com a batedeira ligada no mínimo, acrescente a água fervendo e os ingredientes secos. Bata até incorporar bem.  Coloque a massa em uma assadeira untada e polvilhada. Asse em forno médio por mais ou menos 30 minutos, ou, até que espete o palito e ele saia seco. Retire o bolo do forno e o desenforme ainda morninho. Reserve.

Recheio:
2 latas de leite condensado
4 colheres sopa rasas de chocolate em pó
2 colheres sopa de margarina

Misture bem todos os ingredientes, leve ao fogo médio e mexa até começar a soltar do fundo da panela. Mais ou menos uns 6 minutos. Fica um brigadeiro mole. Reserve.

Cobertura:
1 lata de leite condensado
2 colheres sopa de chocolate em pó
1 colher sopa de margarina

Misture todos os ingredientes, leve ao fogo médio e mexa até começar a soltar do fundo da panela. Fica um brigadeiro mole. Reserve.


( Embora seja a mesma receita do recheio e da cobertura, fiz separadas, fica mais fácil na hora de dividir. )

MONTAGEM:

Guaraná para molhar o bolo
Chocolate granulado para cobrir

Corte o bolo em três fatias. Coloque uma parte do bolo no prato, umedeça com guaraná e espalhe metade do recheio.

Coloque a outra fatia, umedeça com guaraná, coloque o restante do recheio. Coloque a última parte, umedeça com guaraná e passe a cobertura. Jogue o granulado assim que passar a cobertura, pois ele pode secar e não grudar o granulado. Deixe na geladeira por umas 4 horas para firmar bem o recheio e a cobertura. Fiz meia receita de brigadeiro e enrolei para enfeitar o bolo, para dar uma enfeitadinha...

Não é tão difícil , basta um pouquinho de tempo. Tente e não irá se arrepender ! É delicioso. Bom apetite.





sábado, 4 de julho de 2015

COBERTURA DE CHOCOLATE PARA BOLO

Tem visita no blog ! Meu amigo Evandro Maciel fez uma receita aqui do blog e adorou. Me disse que tinha descoberto a proporção infalível para cobertura de chocolate para bolo, a 
8 8 2 4 ( parece tática de técnico de futebol ! ) , então enviou foto e a receita com detalhes. Agora você não tem mais desculpa né ? Só pelas fotos dá para ver que dá certo mesmo... E parece deliciosa. Não provei ( fiquei com muita vontade... mas testarei ! ) e estou repassando. Obrigada Evandro por compartilhar, detalhadamente, essa receita. Sempre será bem vindo no blog. Vamos lá :

COBERTURA DE CHOCOLATE PARA BOLO

A proporção:

8 colheres de sopa rasas de açúcar
8 colheres de sopa rasas de achocolatado
2 colheres de sopa rasas de manteiga
4 colheres de sopa de leite

Numa panela misture tudo e mexa até começar a borbulhar, nessa ocasião você passa a colher de pau de fora a fora na panela expondo uma linha no fundo e demora para mistura se fechar em cima de novo. Essa é a hora de colocar no bolo para não ficar nem puxa, nem aquela couraça cristalizada que é difícil de cortar.

O tempo de cozimento varia conforme a altura do fogo ( recomendo sempre ele baixo ), o diâmetro e a grossura da panela, mas o ponto é esse aí !




Bom apetite !

quarta-feira, 1 de julho de 2015

LASANHA DE BATATA

Lasanha é muito bom ! Nesse friozinho então... Já fiz de macarrão, abobrinha, berinjela e agora é a vez da batata ! Mas uma versão simples, porém, não menos saborosa. Rápida, prática e deliciosa. Vamos lá !

LASANHA DE BATATA

6 batatas em rodelas cozidas al dente
150 g de presunto fatiado
150 g de queijo fatiado
1 sachê de molho vermelho
1 copo de requeijão cremoso
1 caixinha de creme de leite
1 colher ( sopa ) de alho frito
Salsinha â gosto
Sal à gosto

Misture bem o creme de leite, o requeijão, a salsinha e o alho. Se achar necessário acrescente o sal. Reserve.
Em um refratário coloque uma camada do molho vermelho ( eu fiz um refogado de cebola, tomate,
cebolinha e depois misturei o molho, mas fica a seu critério ). Coloque uma camada de batata, uma de molho branco, presunto e depois queijo. Repita a camada. Termine com queijo. Gratine no forno até dourar. Está pronto. Deliciosa, Reconfortante nesse friozinho... Fácil né... Bom apetite.