domingo, 30 de abril de 2017

BACALHAU DESFIADO À MODA DO BAÚ

Hoje a receita é autoral ! Eu tinha o bacalhau desfiado e uma ideia fixa: fazer diferente. Fiz várias etapas, mas todas simples e o resultado: um bacalhau cremoso super saboroso. De quebra ainda criei uma receita econômica e que muito pouco rende muito. Vamos lá ?

BACALHAU DESFIADO À MODA DO BAÚ

400 grs de bacalhau
1 batata grande
1 tomate
1 cebola grande
2 dentes de alho
100 ml de creme de leite
100 g de requeijão cremoso
6 azeitonas picadas
Azeite à gosto
Cebolinha à gosto
Sal e pimenta do reino à gosto

Após deixar o bacalhau de um dia para o outro na geladeira na água para dessalgar, afervente em água até soltar as lascas. Retire da água e reserve. Corte a batata em pequenos cubos e cozinhe na água do bacalhau, deixe-as al dente e reserve.Corte a cebola ao meio. Uma parte fatia como meia lua em fininha. Coloque essas cebolas em uma panela com 2 colheres de azeite em fogo baixo e vá mexendo devagar, deixe até ficar dourada. Pique o tomate em pedaços bem pequenos. É um processo rápido. Retire da panela e reserve. Pique bem pequena a outra metade da cebola, o alho, desfie o bacalhau. Em uma panela refogue a cebola em duas colheres de azeite até murcharem, junte então o alho e metade do tomate e refogue bem. Misture então o bacalhau e refogue até tudo se misturar bem. Acerte o sal e coloque a pimenta do reino se desejar. Desligue o fogo. Coloque então a batata, o creme de leite, o requeijão e misture bem. Fica um caldinho. Coloque em um refratário, por cima coloque as cebolas caramelizadas, o tomate, a azeitona e o cheiro verde. Leve ao forno médio ( 180°) por 20 minutos. Se desejar enfeite com um ovo cortado. Fica delicioso. Bem cremoso, super saboroso. Sirva com arroz branco e pronto. Serve 4 pessoas tranquilamente. Bom apetite.





quinta-feira, 27 de abril de 2017

PASTEL DE DOCE DE LEITE

Eu amoooooo pastel. De qualquer jeito... E como prefiro doce à qualquer salgado, nada como um pastel doce. Pensa em uma massa quentinha, com recheio cremoso de doce de leite com aquela misturinha gelada do sorvete de creme !!!!!! Uma loucura !!!!!! É bom demais. Muito igual ao sabor de churros. E o melhor: não requer prática e nem habilidade. Não resista, seja feliz !

Pastel de Doce de Leite

Massa de pastel pronta
Doce de leite pastoso
Açúcar e canela à gosto
Sorvete de creme  ( opcional )

Coloque no centro da massa um pouco de doce de leite pastoso. Passe água na borda da massa dobre ao meio e aperte com um garfo. Frite em óleo quente. Passe no açúcar com canela e delicie-se... Se quiser, sirva com sorvete de creme. muito fácil, muito simples e muito, mas muito gostoso. Bom apetite.



domingo, 9 de abril de 2017

MOQUECADINHO ( MOQUECA DE CAÇÃO )

Já comeu moquecadinho ? Então é um ensopadinho de cação com sabor de moqueca. Sim, algo deu errado e ficou super bom. Mirei na moqueca, fiz tudo igual a receita e... deu muito caldo e quando acrescentei o leite de coco ficou mais molho que peixe ( mas um molho delicioso ! ). Mesmo assim ficou curioso ? A receita que postei já "corrigi" e com certeza não será moquecadinho e sim moqueca. Vamos lá ?

300 grs de cação em postas picadas
1 pimentão verde em rodelas
2 tomates maduros em rodelas
4 dentes de alho picadinho
1 cebola grande fatiada
100 ml de leite de coco
3 colheres de ( sopa ) de azeite
1 pitada de páprica picante
Sal e pimenta do reino à gosto
Salsinha ou coentro à gosto

Tempere o cação com sal e pimenta e reserve. Coloque o azeite na panela e frite o alho com a pitada de páprica picante. Monte camadas colocando metade da cebola, depois o pimentão e em seguida o tomate. Por cima coloque os pedaços de peixe. Repita: cebola, pimentão e tomate. Coloque de forma que formem uma "tampa" em cima do peixe. Tampe a panela e deixe em fogo médio por 10 minutos. Destampe a panela , coloque o leite de coco  e a salsinha ou coentro ( usei cebolinha porque não tinha nenhum dos dois em casa ) e deixe no fogo tampado por mais 5 minutos. Se ainda estiver ralo, deixe mais um pouco ( foi aqui que errei, tenha atenção ! ). Eu optei em não usar dendê, a páprica no azeite deixa o molho com a mesma cor e sabor mais suave. Se quiser, use uma das colheres de azeite substituída por dendê. Desligue o fogo, deixe descansar um pouquinho. Sirva com arroz branco. Está pronto. Perfeita e fácil. Não fique com vontade, vá para cozinha e receba os aplausos. Bom apetite !



sábado, 8 de abril de 2017

TORTA DE AMENDOIM

"Cozinhar é uma forma de amar as pessoas", sempre acreditei nisso. Tem gente que acha que cozinhar ou  fazer uma torta é missão impossível ! Mas não é. Basta um pouquinho de paciência e muito amor... que dá certo ! Eu nunca tinha feito torta de amendoim, mas adoro desafios. Sabia fazer o brigadeiro de amendoim, fazer a massa do bolo e  bater chantilly. Era só juntar. E não é que deu certo. Foi feita para uma festa junina ( ano passado ) e todos adoraram ( foi um sucesso ! ). Se quiser se desafiar é só seguir o passo a passo. Vamos lá?

Pão de ló
5 ovos
2 xícaras chá de açúcar
1 xícara chá de água fervendo
2 1/2 xícaras chá de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó

Bata as claras em neve firmes. Em seguida continue batendo, colocando as gemas uma a uma. Bata até formar bolhinhas. Acrescente o açúcar e bata até desaparecer os granulados do açúcar. Acrescente a água sem parar de bater. Quando der bolhinhas desligue a batedeira. Acrescente a farinha e mexa delicadamente com uma espátula até misturar bem. Acrescente o fermento e mexa rapidamente. Asse em forma untada e enfarinha, em forno pré-aquecido à 180° até a massa ficar dourada ( faça o teste do palito, saiu sequinho está pronta ). Retire do forno e deixe esfriar.

BRIGADEIRO DE AMENDOIM
3 latas de leite condensado
3 colheres ( sopa ) de manteiga sem sal
300 grs de amendoim torrado e bem moído

Misture todos os ingredientes, leve ao fogo médio e mexa ( sem parar ) até desgrudar do fundo da panela. Coloque em uma vasilha e deixe esfriar. 
Observação: Dei ponto de enrolar no meu brigadeiro, para amolecer usei creme de leite de caixinha.

CHANTILLY
1 caixa de chantilly para bater ( 500 ml )

Coloque o chantilly bem gelado na batedeira e bata em velocidade alta até formar picos firmes. Reserve na geladeira.

Montagem da torta:
Corte o pão de ló em três partes. Coloque a primeira parte, regue com guaraná ( cuidado para não molhar muito ), coloque metade do recheio. Cubra cuidadosamente com a outra parte do bolo e faça o mesmo procedimento. Na última camada de bolo só molhe com guaraná. Passe uma fina camada de chantilly  . Eu confeitei o bolo usando os bicos folha e pitanga grande. Daí você usa sua criatividade. Na parte de cima do bolo, antes de confeitar coloquei amendoim torrado e moído antes de confeitar. Pronto ! Fica lindo, delicioso e foi você que fez. Bom apetite.